O que é o "teste da mulher"?
O Teste da Mulher é um serviço inovador que compreende um estojo de autocolheita para posterior deteção dos papilomavírus humanos (HPVs) de alto risco, que estão na origem do cancro do colo do útero. O estojo de autocolheita é constituído por uma "varinha" azul de ponta branca, um tubo de transporte da amostra, um envelope para colocação do tubo, um folheto de instruções e um formulário de requisição. A "varinha" é usada para colher uma amostra da secreção vaginal. Após a colheita, a porção branca da varinha é colocada no tubo de transporte e este é enviado para o laboratório juntamente com o formulário de requisição. A análise detecta a presença dos tipos de papilomavírus humano de alto risco (HPV) e o resultado final do teste será entregue em mão, à mulher, por um profissional de saúde, no prazo máximo de 15 dias úteis após a receção da amostra no laboratório. O estojo de autocolheita e o método de deteção de papilomavírus humanos (HPV) de alto risco estão ambos em conformidade com as normas da União Europeia e possuem marcação CE.

 

Quem deverá fazer o teste?
As mulheres com mais de 30 anos que desejem manter uma atitude proactiva de monitorização da sua saúde e assegurar que não se encontram em risco de desenvolver cancro do colo do útero.

 

Quem não deverá fazer o teste?
De acordo com as recomendações atuais, mulheres com menos de 30 anos de idade não beneficiam em fazer o teste de HPV. Até esta idade as infeções por HPV são normalmente transitórias e não acarretam um risco acrescido de desenvolver cancro do colo do útero. Existem ainda situações pontuais nas quais desaconselhamos a utilização do estojo de autocolheita que acompanha otestedamulher: a)Durante o período menstrual; b)Após os três primeiros meses de gravidez.

 

Quais são os benefícios do Teste da Mulher?
Para si, o maior benefício deste teste consiste em ficar a saber se está infetada por um HPV de alto risco. Adicionalmente, estudos recentes indicam que o teste de HPV é duas vezes mais sensível que o papanicolau, identificando precocemente mais mulheres em risco de desenvolver Cancro do Colo do Útero. Por outro lado, o teste de HPV, garante à mulher um período de segurança mais alargado, que pode ir até aos 5 anos. Este teste é também mais fácil e conveniente para si! Pode ser realizado com conforto, na sua intimidade, onde e quando lhe convier.

 

Como sei que fiz a autocolheita de forma correta?
Se seguir as instruções simples fornecidas no Teste da Mulher pode ter certeza que colheu a amostra corretamente. Este teste já foi realizado por mais de 4000 mulheres e todas elas realizaram a autocolheita corretamente. Se tiver alguma dúvida, pode sempre obter esclarecimentos no local de compra deste serviço.

 

O que acontece se o resultado do meu teste for negativo?
Se o resultado do seu teste for negativo, não há necessidade de acompanhamento a curto prazo. No entanto, é importante que repita regularmente o Teste da Mulher, pois o HPV é transmitido através do contacto sexual.

 

O que acontece se o resultado do meu teste for positivo?
Em primeiro lugar é importante clarificar que a infeção com HPVs de alto risco não indica obrigatoriamente que já terá lesões celulares ou cancro do colo do útero. A maioria das infeções é eliminada espontaneamente pelo sistema imunitário. Se o teste demonstrar que é portadora de uma infeção por HPV de alto risco é aconselhável consultar um médico-ginecologista para uma avaliação mais completa.

 

Com que frequência deverei realizar o Teste da Mulher?
Se o seu teste de HPV é negativo, o risco de desenvolver cancro do colo do útero é mínimo. Deve no entanto ter presente que podem ocorrer infeções mediante contacto sexual e que é importante detetá-las atempadamente. Estudos demonstraram que a deteção de HPV deverá ser realizada no máximo a cada cinco anos ou num período menor, caso mantenha comportamentos de risco ou tenha contraído outras doenças que potenciem as probabilidades de desenvolvimento de cancro do colo do útero.

 

Onde poderei obter o teste?
Neste momento a infogene disponibiliza O Teste da Mulher nos seguintes laboratórios de análises clínicas:

 

 

Parceiro de Lançamento: Coimbralab

 

Poderá também obter O Teste da Mulher nos laboratórios Lumilabo

 

 

Poderá também obter O Teste da Mulher nos laboratórios do grupo Redelab

 



Ver O Teste da Mulher num mapa maior